Pesquisar


Categorias


/ 0

Entretenimento

6 fatos sobre café

29 de julho

Para alguns um vício, para outros um prazer e para muitos uma necessidade. Café se tornou sinônimo de energia e tem muita gente que não consegue mais viver sem aquela xícara de líquido quente pela manhã. Café é muito mais do que aquele cheiro reconfortante e gosto saboroso. Para os curiosos e amantes da bebida, que faz parte do dia de mais de metade da população, separamos uma lista com várias curiosidades sobre café:

1 – Um pouco de história sobre café

Somente no ano 1000 que a infusão do café foi descoberta e ele começou a ser consumido como bebida. Antes disso, ele era comido cru e eram conservado em potes com gordura animal. Porém, a bebida como conhecemos hoje só foi registrada em 1480. Reza a lenda que, na verdade, quem descobriu o café foi um pastor. Ele observou que suas cabras ficavam muito excitadas depois de comer o grão de café. Esse pastor teria levado os frutos a um santo muçulmano que as transformou em bebida. Fato histórico interessante sobre café: o cafeeiro  foi a primeira planta no planeta a ser plantada com fins comerciais e lucrativos.

2- Exclusividade árabe

A primeira casa de café (cafeteria) do mundo surgiu no ano de 1554, em Istambul. Até o século XVII, o café era um produto exclusivo dos árabes. Somente eles produziam em grande quantidade. Muitos tentaram copiar, como os franceses e alemães, porém foram os holandeses que conseguiram as mudas da planta primeiro.

3-  Quem mais produz?

O café já é cultivado em mais de 50 países, mas apenas 4 se destacam dentre os demais. Brasil, Vietnã, Colômbia e México são os maiores produtores e exportadores do mundo de café.

4- Benefícios

Por mais que algumas pessoas afirmem que muito café faz mal, justamente por nos manter muito acordados e alertas (gente, tudo em excesso faz mal, até água), pesquisas recentes apontam que o café pode trazer muito benefícios. Ele pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares, faz bem para a memória de longo prazo e pode evitar a depressão feminina.

5- Café com …

O café é consumido de formas bem diferentes ao redor do mundo. No Oriente médio é comum beber café com especiarias como alho e canela, já na Áustria muitas pessoas preferem seu café servido com figos secos. Na Bélgica, eles gostam de colocar pedações de chocolate dentro das xícaras.

6- O café mais caro do mundo

Então, se você algum dia achou que tomou uma xícara de café cara, vai querer rever seus conceitos depois dessa curiosidade. O café mais caro do mundo é vendido na Indonésia e custa (SÓ) 1200 dólares o quilo. Porém, tem um fato bem interessante. Esse café tão precioso é produzido a partir de grãos que foram mastigados, digeridos e excretados por um animal semelhante à doninha. Nós temos um café semelhante no Brasil, só que é bem mais barato, custando apenas 272 reais o quilo. Ah, e o nosso é produzido a partir das fezes da ave jacu.

Saiba como escolher o colchão ideal para você. Baixe GRATUITAMENTE nosso e-book.
Hello. Add your message here.